As mudanças no mercado de trabalho que se têm vindo a verificar em virtude do avanço da aplicação de novas tecnologias em contextos de emprego tornam evidente a necessidade de um perfil de competências profissionais que vá além das competências técnicas.
As competências transversais, também designadas “soft skills” ou competências do século 21, são, cada vez mais, o fator impulsionador para a integração num mercado de trabalho desafiante e inovador. A adaptabilidade, a comunicação ou liderança são apenas alguns dos exemplos destas competências que marcam a diferença no perfil do candidato a emprego.

Para revolucionar a avaliação destas competências à saída do Ensino Superior estamos a construir uma nova ferramenta: as Mini-Entrevistas Múltiplas.

O que são?

As MEM referem-se a um conjunto de 6 cenários que representam situações-problema cuja resolução deverá evidenciar competências transversais fundamentais. Em cada estação o(a) participante tem 10 minutos para dar resposta ao desafio, incluindo 2 minutos de preparação para o mesmo.

 

Quais as vantagens da participação nesta experiência?

  • Maior autoconhecimento das competências transversais que o(a) participante possui
  • Maior conhecimento das competências transversais valorizadas pelo mercado de trabalho
  • Experiência na resposta a possíveis situações-problemas colocadas pelos empregadores
  • Orientações personalizadas para o desenvolvimento de competências transversais facultadas pela equipa do projeto

 

Quem pode participar?

De momento, estudantes das Universidades do Minho, do Porto e de Aveiro, instituições participantes deste projeto.

Fases:

1. Recrutamento

Nesta fase estamos a recrutar participantes voluntários, estudantes de mestrado das Universidades de Aveiro, do Minho e do Porto.

2. Medição

Avaliação das competências transversais de cerca de 360 estudantes

3. Resultados

Validação das Mini-Entrevistas Múltiplas e comparação de perfis de competências transversais em função da área de estudos.

 

Queres Participar?

0