Hugo Figueiredo

Dados Institucionais

Filiação:

Universidade de Aveiro
Professor Auxiliar, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT)
Investigador Integrado, Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior (CIPES)
Investigador Colaborador, Unidade de Investigação em governança, competitividade e políticas públicas

Morada profissional:

CIPES, Rua 1º de Dezembro, 399 4450-227 Matosinhos PORTUGAL

Correio eletrónico: hugo.figueiredo@ua.pt

Curriculum Vitae

Hugo Figueiredo nasceu no Porto em 1976 e é atualmente Professor Auxiliar no Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro e investigador do CIPES – Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior e do GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas. É licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto e doutorado pela Manchester Business School, Universidade de Manchester. Foi também aí investigador no European Work and Employment Research Centre.

A sua investigação atual centra-se na análise do efeito da massificação na evolução dos retornos económicos e não-económicos do ensino superior, nas alterações na estrutura de procura de qualificações superiores e competências associadas no contexto do futuro do emprego, nos (des)ajustamento entre oferta e procura de competências, nas questões de igualdade de género no mercado de trabalho de diplomados e, mais genericamente, no âmbito das políticas públicas para o ensino superior.

As suas áreas de especialização são a economia da educação, a economia do trabalho e a economia e gestão pública. É autor de publicações indexadas em revistas como Studies in Higher Education, Cambridge Journal of Economics e Journal of European Social Policy e vários capítulos de livros editados pela Palgrave McMillan e Edward Elger. É atualmente vice-diretor do Mestrado em Economia da Universidade de Aveiro e membro do Observatório para o Percurso Socioprofissional dos Diplomadas da Universidade de Aveiro.

0