Marlene Amorim

Dados Institucionais

Filiação:

Universidade de Aveiro, Professor Auxiliar, Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT)

Investigador Integrado, Unidade de Investigação em governança, competitividade e políticas públicas

Morada profissional:

Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo (DEGEIT)

Universidade de Aveiro, Campus Universitário de Santiago, 3810-193 Aveiro, Portugal

Correio eletrónico: mamorim@ua.pt

Curriculum Vitae

Marlene Paula Castro Amorim nasceu no Porto em 1974, e é Doutorada em Gestão pela IESE Business School em Barcelona (Espanha). É licenciada em Economia pela Universidade do Porto, e Mestre Gestão de Ciência Tecnologia e Inovação pela Universidade de Aveiro (Portugal).

Iniciou a sua carreira na indústria agroalimentar, exercendo funções no âmbito da estratégia internacionalização de empresas do ramo agroalimentar, localizadas em Portugal, Holanda e Bélgica. Abraçou depois os desafios da gestão no contexto do ensino superior, como Assessora para a Internacionalização da Universidade de Aveiro (UA) no ano de 2000.

Atualmente é Professora Auxiliar no Departamento de Economia Gestão e Engenharia Industrial e Turismo, na Universidade de Aveiro, e Investigadora e Coordenadora da Linha de Investigação em Competitividade Inovação e Políticas Públicas, na Unidade de Investigação em Governança Competitividade e Políticas Públicas (GOVCOPP).  

Foi Pró-Reitora para a Internacionalização da Universidade de Aveiro de 2014 a 2108, e serviu também como Vice-Diretora do Mestrado em Economia Gestão e Engenharia Industrial, e Membro da Comissão Científica do Programa Doutoral em Engenharia e Gestão Industrial na UA.

Desenvolve investigação e conduz projetos na área da Gestão das Operações e da Qualidade e Inovação em Serviços, apresentado regularmente o seu trabalho em encontros e publicações científicas da área, colaborando a convite em seminários e cursos de pós-graduação em universidades portuguesas e estrangeiras, e integrando como investigadora e coordenadora diversos projetos de investigação na área a nível nacional (FCT) e internacional (FP7, ERASMUS+). Desde Novembro de 2018 integra como investigadora e coordenadora na UA o projeto AVEIRO STEAM City, da tipologia Urban Innovative Actions, que promove a infraestruturação e qualificação da cidade de Aveiro para a transformação digital.

Nos últimos anos tem também desenvolvido importante trabalho de qualificação e mentoria para o desenvolvimento de novos serviços e inovação, quer ao nível da integração em redes de investigação internacionais, quer através da implementação de ações de capacitação dirigidas aos cidadãos e instituições, incluindo a colaboração no Micro MBA da UNAVE-UA, como formadora desde a sua criação, e o desenvolvimento e criação da marca Oficinas da Inovação Social. Colabora ativamente na ligação da universidade à sociedade, em particular no que toca à transferência de tecnologia, nomeadamente através da participação como formador e mentor no curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica, e da representação da UA em projetos europeus de desenvolvimento regional (URBACT, URBAN INNOVATIVE ACTIONS, entre outros).

0