Miguel Portela

Dados Institucionais

Filiação:

Universidade do Minho

Morada profissional:

Escola de Economia e Gestão, Campus de Gualtar, 4710 – 057 Braga

Correio eletrónico: mangelo@eeg.uminho.pt

Curriculum Vitae

Miguel Portela doutorou-se em Economia pela Universidade de Amesterdão/Tinbergen Institute em 2007, sendo atualmente Professor Associado da Universidade do Minho (U Minho). É consultor do Departamento de Estudos Económicos do Banco de Portugal, membro do Conselho para a Produtividade e editor associado do Portuguese Economic Journal. É, adicionalmente, diretor do Programa Doutoral em Economia da Universidade do Minho, investigador integrado do NIPE (U Minho), colaborador do CIPES (U Aveiro e U Porto) e Research Fellow do IZA, Bonn.

É atualmente co-investigador responsável num projeto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para o triénio 2018-2021. Anteriormente foi investigador responsável de projetos financiados pela FCT, pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e pelo Fundo Social Europeu (FSE). A sua rede de colaborações ao nível da investigação estende-se por diversas unidades de investigação e países, integrando equipas de investigação com projetos financiados em Portugal e no estrangeiro. Participa atualmente em dois projetos de investigação financiados pela FCT e pela Fundação Belmiro de Azevedo (FBA), tendo integrado anteriormente equipas de investigação financiadas pela FCT, FFMS e pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP). Participou em painéis de avaliação de projetos de investigação e bolsas de doutoramento financiados pela FCT.

A sua investigação centra-se, particularmente, em Economia do Trabalho e da Educação e em Econometria Aplicada. Conta 19 artigos em publicações com revisão pelos pares e é co-autor em seis livros. Na área da Economia do Trabalho conta diversas publicações em revistas com revisão pelos pares, das quais se destacam a Econometrica, a Scandinavian Journal of Economics e a The World Economy. Publicou 5 artigos em Economia da Educação, destacando-se as revistas Scandinavian Journal of Economics, Higher Education e Studies in Higher Education. Da sua investigação sobre a economia portuguesa resultaram três livros em co-autoria. Conta ainda uma publicação na Regional Studies na área da Economia Pública e uma outra na Waste Management no contexto da Economia do Ambiente.O seu trabalho inclui a interação com a comunidade através de consultorias para entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, bem como a elaboração de policy papers. Destacam-se as colaborações com o International Labour Office (ILO), o Ministério da Economia, a Associação Portuguesa de Seguradores e a Microsoft. Tem também colaborado com a imprensa através de artigos de opinião, onde se destaca a colaboração com o Jornal Público no âmbito do projeto “Cidadania Social – Associação para a Intervenção e Reflexão de Políticas Sociais”.

0